Campanha Volta mIRC

     Rede Hub4Ever
Rádio Hub4Ever

Blog Yup

Downloads

Bate-Papo

Suporte

     Volta mIRC
Página Inicial

Sobre o IRC

» Tutorial
  • FAQ - Perguntas Frequentes
  • Termos usados no IRC
  • Como instalar
  • Como configurar
  • Como acessar o IRC
  • Lista de comandos do mIRC

Lista de redes (servidores) de IRC

Scripts de mIRC p/ download

Participe!

Parceiros

Scripts de mIRC p/ download

mIRC x MSN

O Glorioso IRC

IRC: O retorno do scripts

O IRC está de volta!

     Visitantes
Usuários online no momento: 3

O Glorioso IRC





O Glorioso IRC



  Pra não dizer que não avisei: post bem nerd. Aviso dado, agora sim podemos falar sobre esta maravilhosa, antiquíssima, mas ainda assim, atual ferramenta, o IRC! Sigla para Internet Relay Chat, o IRC é mais velho que eu, de verdade. Trata-se de um programa de bate papo que, embora tenha sido concebido para bater papo, pode ser reutilizado para outros fins, como troca de arquivos, por exemplo. Mas hoje em dia, com os MSN Messengers da vida, ainda vale a pena usar este programa arcaico?

  Sim! O IRC tem peculiaridades que o colocam acima destes programas capitalistas e materialistas de hoje em dia. No IRC não rola webcam, avatar, nem mesmo conversa por microfone. O máximo é uma fotinha, que há algum tempo, antes da onda das câmeras digitais, era escaneada, e quase sempre de algum aniversário de criança. Por mais controverso que possa parecer, no IRC você conhece as pessoas de fato, o psicológico delas, não se deixa levar por aparências ou rótulos, enfim, é algo mais pessoal, mais humano.

  Nada de nicks gigantescos, com caracteres ininteligíveis, ou ainda as abomináveis frases de pára-choque de caminhão. Não, no IRC é o seu nick, e só! Ele não deixa o camarada usar um nick quilométrico, e nem mesmo adicionar acentos. Sim, porque o IRC é chique, ou limitado, entenda como preferir. Ainda tem o nickserv, que protege seu nick! Veja que bacana, ninguém pode usá-lo, a menos que você cometa a mancada de revelar sua senha.

  Os canais são aglomerações de pessoas ávidas por um bom bate papo. Aquilo sim é entretenimento digital, sem limitações, instigante, curioso, enfim, uma nova e imprevisível experiência a cada conectada! No IRC, a lista de contatos, lá chamada notify list, é opcional, e pouquíssimo usada; você encontra seus amigos nos canais, espécies de salas de bate papo, onde animadas conversas acontecem - isso depende, claro, dos participantes do canal. Vejo que no MSN Messenger, as pessoas com quem eu mais falo são aquelas que vejo pessoalmente todo dia. Paradoxal, não?

  O IRC é levinho. Ao contrário do MSN Messenger, que precisa de um computador bom pra rodar, e olhe lá, com o IRC não: ele funciona em qualquer bagaceira, desde que esteja funcionando, tenha um teclado e esteja conectado à Internet. Democracia total!

  No MSN Messenger, sinto que as pessoas se distanciam, ocorrendo um efeito contrário ao intuito da conversa online. Minha lista de contatos é enorme, mas ultimamente, tem dias que não falo com absolutamente ninguém! Ok, sei que pooooode ser que eu seja um chato de galochas, mas no IRC, até estes têm vez. Vai dizer que ninguém nunca abriu um PVT falando "Ajuda aê! Entra no #canal?" A possibilidade de conhecer novas pessoas através do IRC é esmagadoramente maior do que no MSN Messenger, e é exatamente aí que está a graça da coisa toda. Uma pena quase ninguém pensar assim...

  Bom, ficou evidente que eu adoro o IRC. Comecei a usá-lo logo que tive acesso à Internet, e por uns três anos foi uma das minhas maiores diversões. Fiz muitas amizades, algumas realmente boas e que duram até hoje, me diverti bastante, aprendi muito também. Falando sério agora, acho lastimável um programinha tão simples, porém divertidíssimo como este, ter caído no esquecimento. E a troco do quê? Da merda do MSN Messenger... Ou melhor, nem foi pelo MSN Messenger em si, já que existem outras aplicações bem superiores a ele em termos técnicos, mas sim pela avassaladora campanha de marketing da Microsoft. É, falem o que quiser, mas a Microsoft sempre consegue o que quer, e ela conseguiu transformar o seu programa de bate papo num troço onipresente. Maldita.

  Como ficar se lamentando não ajuda em nada, resolvi voltar a usar e incentivar o uso do IRC. Na rede BrasNET, a maior do Brasil, um amigo criou o #WinAjuda, canal do WinAjuda ("jura!?"), um dos sites que administro, e eu criei o #Pvai, canal com a pretensão de ser o da minha cidade, Paranavaí. Quem estiver afim de uma conversa despretenciosa, mas agradável, aparece por lá. Não sabe usar o IRC? Simples, dê uma lida neste guia. Tem o básico pra começar: programas, como e onde conectar, e uma breve explicação dos canais.

  Quem sabe daqui a algum tempo o IRC não volte a ser unanimidade em termos de bate papo!? Ah, sonhos, sonhos...

Texto de: Rodrigo Ghedin http://www.rodrigoghedin.com.br/2005/08/18/o-glorioso-irc/

» Dúvidas? Sugestões? Críticas? campanha.voltamirc@gmail.com









Copyright © por Campanha Volta mIRC Todos os direitos reservados.

Publicado em: 2011-12-30 (2388 vizualização(ões))

[ Voltar ]




Campanha Volta mIRC - campanha.voltamirc@gmail.com

IRC - Um mundo bem maior que a sua lista de contatos

Acesse o WebChat e conheça a nossa rede. Divirta-se com jogos, rádio, tire suas dúvidas e faça novos amigos!

www.voltamirc.com.br/hub4ever



Free Domains at .co.nr

Tempo para gerar esta página: 0.23 segundos