Campanha Volta mIRC

     Rede Hub4Ever
Rádio Hub4Ever

Blog Yup

Downloads

Bate-Papo

Suporte

     Volta mIRC
Página Inicial

Sobre o IRC

» Tutorial
  • FAQ - Perguntas Frequentes
  • Termos usados no IRC
  • Como instalar
  • Como configurar
  • Como acessar o IRC
  • Lista de comandos do mIRC

Lista de redes (servidores) de IRC

Scripts de mIRC p/ download

Participe!

Parceiros

Scripts de mIRC p/ download

mIRC x MSN

O Glorioso IRC

IRC: O retorno do scripts

O IRC está de volta!

     Visitantes
Usuários online no momento: 1

IRC: o retorno dos scripts




Jornal Diario do Nordeste

Martha Dos Martins
Portal Verdes Mares


Nem só de Live Messenger vive o bate-papo virtual. O mIRC, programa que dominou o campo dos chats da internet por cerca de 10 anos e reinou absoluto nas salas de IRC, resiste bravamente ao monopólio do MSN e ainda possui vários (e fiéis) adeptos, que ultimamente têm tentado revitalizar esse tipo de bate-papo com os ´ircontros´.

O mIRC é um programa onde o usuário se conecta a uma rede mundial, a internet Relay Chat (IRC), por meio de vários servidores administrados por IRCops (ou OPs), os ´policiais´ responsáveis por manter a a boa conduta dos usuários.



Segundos os OPs, de 1996 a 2005, este era o chat mais popular da internet no Brasil, quando as pessoas começaram a substituí-lo pelo MSN. Em 2007, o servidor Brasnet, o mais usado e conhecido dos brazucas, foi extinto e o IRC praticamente acabou no Brasil. Mas, logo depois, surgiu uma nova rede, a BRLink (brlink.org), que fez várias pessoas voltarem ao chat e criarem uma campanha de retorno ao programa.

No Ceará

O estudante e operador (OP) do canal #ceara, Gustavo Farias, conta que a mobilização pela volta ao IRC é feita de forma simples. ´É como uma mensagem para incentivar a volta ao programa e fazer com que pessoas que não conhecem esse sistema de bate-papo virtual passem a conhecer´, explica. A campanha se dá por meio de comunidades do Orkut, como a ´Campanha de Volta ao mIRC!´, que tem mais de 3.300 membros, e através do próprio MSN, pondo uma mensagem especial no nickname.

E a campanha vem dando resultados. Alguns usuários estão voltando a freqüentar os dois maiores canais do Ceará: #ceara, que tem uma projeção nacional, e #rockscene, que é relacionado à cena do rock cearense. A estudante Carolline Maciel é uma das que voltaram. Para ela, a vantagem do programa é a facilidade de interação com os outros usuários. ´No canal conversa todo mundo junto, dá para conhecer outras pessoas. No MSN, eu tenho que adicionar´, conta ela, que já conheceu várias pessoas pelo mIRC.

A estudante Beatriz Araújo concorda com Carolline. Segundo ela, o programa é ideal para ´zoar com todo mundo´. ´Mas o MSN me dá mais privacidade´, pondera.

Outros tempos

No entanto, o bate-papo está longe da popularidade dos velhos tempos. De acordo com o autônomo e OP do #ceara, Cleylton Luiz, o canal já teve o pico de 114 usuários este ano, o que é pouco se comparado aos milhares que entravam no canal por dia no auge. No #rockscene, a situação é parecida. Segundo o estudante e OP, Anderson Veras, o recorde atual é de 47 pessoas, enquanto há três anos atrás este número era de 200.

Velhos hábitos

Hábitos antigos do IRC continuam. Os chamados IRContros, encontros para os usuários de um determinado canal se conhecerem no ´mundo real´, ainda existem. O último IRContro do #rockscene, por exemplo, aconteceu no fim do mês passado e reuniu mais de 20 pessoas. Já o #ceara ainda prepara o seu primeiro ´ircontro´.

Quanto à volta do sucesso dos velhos tempos, as opiniões divergem. Anderson acredita que o protocolo nunca mais será o mesmo, apesar deste ser seu programa de bate-papo preferido. ´O mIRC é, de certa forma, ultrapassado em relação ao MSN. O MSN substituiu o mIRC, isso é fato´, afirma o estudante, que atribui esta substituição à grande propaganda e à facilidade de uso do Messenger, além da instabilidade das redes de IRC.

Já Cleylton é mais otimista. Para ele, um dia o mIRC pode voltar a ser o que era antes. ´Se todos se unirem e lutar por ele, sim!´.


Jornal Diario do Nordeste
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=530239








Copyright © por Campanha Volta mIRC Todos os direitos reservados.

Publicado em: 2012-01-07 (2730 vizualizaçăo(őes))

[ Voltar ]




Campanha Volta mIRC - campanha.voltamirc@gmail.com

IRC - Um mundo bem maior que a sua lista de contatos

Acesse o WebChat e conheça a nossa rede. Divirta-se com jogos, rádio, tire suas dúvidas e faça novos amigos!

www.voltamirc.com.br/hub4ever



Free Domains at .co.nr

Tempo para gerar esta página: 0.24 segundos