Campanha Volta mIRC

     Rede Hub4Ever
Rádio Hub4Ever

Blog Yup

Downloads

Bate-Papo

Suporte

     Volta mIRC
Página Inicial

Sobre o IRC

» Tutorial
  • FAQ - Perguntas Frequentes
  • Termos usados no IRC
  • Como instalar
  • Como configurar
  • Como acessar o IRC
  • Lista de comandos do mIRC

Lista de redes (servidores) de IRC

Scripts de mIRC p/ download

Participe!

Parceiros

Scripts de mIRC p/ download

mIRC x MSN

O Glorioso IRC

IRC: O retorno do scripts

O IRC está de volta!

     Visitantes
Usuários online no momento: 2

Ferramenta que impulsionou a internet está de volta
Notícias: Ferramenta que impulsionou a internet está de volta



Jornal Diário Popular
Pelotas - Rio Grande do Sul

Por: Vinícius Conrad
vinicius@diariopopular.com.br


Aos poucos, antigos usuários da internet estão se reencontrando por meio de uma ferramenta de troca de mensagens textuais que marcou a história da web e impulsionou seu uso em Pelotas e região, o Internet Relay Chat (IRC). É uma campanha com objetivo de aumentar o número de adeptos, reunindo os que já fizeram parte com os que ainda não conhecem o instrumento, responsável por permitir a conversa em grupo através de salas (canais) públicas ou privadas, ainda na época da internet discada.



Tudo começou em 1996, quando Alberto Yuichi Sato, conhecido no IRC como AYS ou Yuichi, resolveu utilizar a rede Brasnet para criar o canal #Pelotas. E ele nem imaginava a propagação que teria. No horário de pulso único, a rede recebia milhares de usuários e o crescimento foi avassalador. Foram surgindo diversas salas, que reuniam as pessoas com mesmo interesse ou de locais identificados com o usuário, como bairro, escola, cidade, entre outros exemplos. Em alguns deles, mais de mil usuários conversavam em grupo ou privadamente. Foi uma febre tecnológica.

Tamanho sucesso gerou inveja e frustração, refletida em ataques à rede e seus parceiros. Os técnicos de segurança das empresas envolvidas no IRC nunca haviam trabalhado tanto para garantir a continuidade dos serviços. Infelizmente, os ataques eram suficientemente fortes para derrubar provedores e regiões inteiras, o que levou as parceiras a desistirem de apoiar o IRC brasileiro.

Para manter o IRC funcionando, a solução foi contratar servidores no exterior que tivessem capacidade de bloquear as agressões inimigas. Com isso, o IRC brasileiro passou a ser hospedado exclusivamente no exterior. Nessa época, além dos problemas dos ataques, surgiu o Orkut e ocorreu a ampliação do MSN, propriedade de gigantes da internet no mundo. Como o IRC era mantido por pessoas comuns, foi fácil causar instabilidade nele e as pessoas acabaram deixando o IRC de lado. Tanto que em 2007 a rede Brasnet resolveu suspender os serviços.

Renascimento

Mesmo com a desistência da maior rede do país, outras foram surgindo. Agora, em 2011, um antigo usuário que participou da equipe de operadores dos canais Brasil e Pelotas descobriu uma rede confiável e estável, a vIRCio, e resolveu criar a ação para reunir antigos e novos adeptos ao sistema. Léo Prestes, que utiliza o apelido Leo, é um dos responsáveis por reunir mais de 300 usuários em menos de uma semana após a fundação do espaço no sistema que contribuiu muito para o crescimento do uso da internet na região.

Na busca dessas histórias, um grupo de adeptos do IRC relembrou o passado e falou do presente em uma reunião semelhante aos antigos encontros, os IRContros. Os mais de 15 usuários que tiveram disponibilidade de comparecer na conversa se divertiram relembrando grandes momentos. Hoje graduandos e graduados, alguns já donos dos próprios negócios, eles encontraram também uma outra ferramenta da internet, a rede social Facebook, para reencontrar outros contatos e dividir fotos de anos atrás. Diversão na certa.

O que é?

O IRC é um sistema on-line de troca de mensagens textuais, no qual vários usuários podem conversar ao mesmo tempo. Nasceu em 1988, na Finlândia, e foi muito utilizado pelo meio acadêmico para comunicação entre pesquisadores e estudantes. Seu primeiro momento de fama internacional foi em 1991, durante a Guerra do Golfo Pérsico, quando pessoas de todo o mundo se reuniram em um canal para ler os últimos relatos e trocar informações. Teve o mesmo uso durante o golpe contra Boris Yeltsin, em 1993, e em outras datas especiais como grandes terremotos e copas do Mundo.

Como conectar?

Os usuários têm algumas opções para utilizar o sistema de troca de mensagem. Podem baixar scripts e se conectar pelo servidor irc.pelotas.org ou entrar diretamente pelo site www.pelotas.org.


Diario Popular
http://www.diariopopular.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?id=6&noticia=36188








Copyright © por Campanha Volta mIRC Todos os direitos reservados.

Publicado em: 2012-01-03 (3176 vizualização(ões))

[ Voltar ]




Campanha Volta mIRC - campanha.voltamirc@gmail.com

IRC - Um mundo bem maior que a sua lista de contatos

Acesse o WebChat e conheça a nossa rede. Divirta-se com jogos, rádio, tire suas dúvidas e faça novos amigos!

www.voltamirc.com.br/hub4ever



Free Domains at .co.nr

Tempo para gerar esta página: 0.18 segundos